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Pt Cruiser

  • Atualizado em 28/11/15
Dossiê Pt Cruiser: Por quê saiu de linha? Por quê não deixou herdeiros?
(Foto: PT Cruiser GT Convertible 2003)
Por Daniel di Giorgio

Filas e filas de espera. Assim começou a vida desse modelo de muito sucesso, com cerca de 1.500.000 unidades vendidas em 10 anos. Muitos acreditavam ser o "Mustang" da Chrysler, obviamente pelo sucesso que causou logo no lançamento, algo que talvez jamais tenha acontecido com a empresa até então. No fim das contas, o PT Cruiser foi um carro teve uma reputação polarizada: as pessoas amam ou odeiam suas linhas. E Digo "teve" porque o último PT Cruiser saiu da linha de produção no dia 09/07/2010.

Inegável o fato de que seu estilo impressionava, positiva ou negativamente. A maioria das pessoas que o viam em qualquer lugar do mundo - não falo apenas dos entusiastas de carros - muitas vezes paravam por alguns instantes para refletir se admiravam ou não suas linhas. Haja personalidade! E o número de pessoas que optavam por não admirar o carro crescia ano após ano. Eis que os "porquês" começam a ser respondidos.

O tempo passa, mas o PT Cruiser, retrô inspirado nos carros dos anos 1930, parecia não envelhecer, de tão bom trabalho feito em suas linhas. Mas alguns jovens não o analisavam muito para decidirem que odiavam o desenho do carro. E com isso, suas vendas caíam ano após ano. Se em 2001 mais de 140.000 pessoas puseram as mãos nos seus PT Cruisers, em 2008 o número 50.000 era um sinal amarelo para a empresa, principalmente num mercado como o dos EUA, que vendia na época cerca de 10.000.000 de veículos por ano.

PT Cruiser
Vendas em queda livre foi uma das causas do fim desse emblemático modelo.
(Foto: Versão Base 2009)

 

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Pt Cruiser

  • Atualizado em 28/11/15
PT Cruiser, do sucesso ao esquecimento em apenas 10 anos.
(foto: Versão Classic 2010, a última do carro)

A intenção da Chrysler sempre foi de fazer um grande barulho com o PT Cruiser. E havia ainda um bom zumbido mesmo certo tempo após o lançamento, fato realmente incontestável. Mas o automóvel que deveria despertar a paixão da juventude não mudou, ao passo que a juventude que se encantou por ele foi amadurecendo com o tempo, os pós-adolescentes e jovens adultos de 1999/2000 seguiram a ordem natural da vida, ficaram mais velhos, casaram-se, a maioria sendo praticamente obrigada a trocar seu PT Cruiser por um modelo que atendesse às novas expectativas e novas exigências. E os mais jovens que vieram em seguida não ficaram tão simpáticos ao carro. A Chrysler não mudava o modelo e isso atrapalhava. Nem as várias séries especiais, como a relativamente luxuosa Platinum. amenizaram o problema. Contando todas as versões desde o lançamento, o carro foi oferecido aos seus consumidores como:

PT Cruiser
Limited 2000 - 2005 (Foto: PT Cruiser Limited 2005)

pt cruiser
Touring - 2000 a 2007 (Foto: PT Cruiser Touring 2003)

Pt Cruiser
Touring Signature Series - 2005 a 2008 (Foto: PT Cruiser Touring SS 2005)

pt cruiser
Street Cruiser Sunset Boulevard Edition \ Street Cruiser Route 66 Edition - 2005 a 2009 (Foto: PT Cruiser Route 66 Edition 2006)

PT CRUISER
GT - 2003 a 2005 (Foto: PT Cruiser GT 2005)

PT cruiser
Walter P. Edition - 2006

PT Cruiser
Limited Platinum Series - 2004 e 2005 (Foto: PT Cruiser Limited Platinum 2004)

PT CRUISER
Dream Series - 2002 a 2004 e 2009 (Foto: PT Cruiser Dream 2009)

PT CRUISER
Base Convertible - 2005 a 2008 (Foto: PT Cruiser Base Convertible 2008)

ptcruiser
GT Convertible - 2003 a 2008 (Foto: PT Cruiser GT Convertible 2003)

pt cruiser
Touring Convertible - 2003 a 2008 (Foto: PT Cruiser Touring 2003)

 

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  • Atualizado em 28/11/15
PT Cruiser: A morte prematura
(foto: PT Cruiser Sport 2007)

Quando ele apareceu pela primeira vez em 1999 já como modelo 2000, era uma carro definido pelos consumidores dos EUA como hot, giría bastante usada para definir algo empolgante quando se trata de objetos sem vida própria. Logo em seu segundo ano de vendas cheias, 2001, atingiu o pico de 140.000 unidades, acima até das expectativas do grupo Daimler-Chrysler (junção entre Mercedes e Chrysler que não existe mais). Celebridades começaram a curtir o carro e a espalhar que tanto eles quanto os jovens (inclusive eles quando jovens) queriam um PT Cruiser por sua aparência legal e retrô. Tudo parecia ajudar.

Curiosamente, a Chrysler lançou o veículo durante o boom dos SUVs nos EUA e as regras do governo americano para classificação de seus carros, às vezes confusa, o definia como um utilitário de pequeno porte. Mas em 2005, segundo reportagem da "Automotive News", a Chrysler já ordenara ao seu setor de marketing para trabalhar o PT Cruiser como um carro compacto. Fazer sua imagem agarrada aos consumidores mais jovens e eis que a empresa confessou ter falhado no marketing do carro e deixado subir a média de idade de seu público.

Dizem que o 40 é o novo 20... Talvez para quem cuide muito bem da saúde, mas mesmo assim, a média de filhos de um casal na casa dos 40 é maior que de a de casais de 20. As necessidades mudam também por outros motivos e eis que o PT Cruiser perdia seu principal apelo de carro de jovem. A inspiração buscada na década de 1930 já não se conectava mais com o novo público de idade entre 20-39 anos e na segunda metade dos anos 2000 o carro começava a fazer ainda menos sentido. Era preciso reformular o projeto como um todo, desde o produto como o marketing dele, e as parcas mudanças estéticas que o modelo sofreu não surtiram efeito. Alguns mais "maldosos" começaram a chamar o carro de "PT loser" nos EUA (PT perdedor, tradução livre que rima apenas no inglês). Eu perguntei a alguns amigos pessoais, do Facebook e do Twitter o que eles pensavam sobre o modelo para escrever este texto também com olhos de fora. O que mais recebi como resposta foi "Ele parece um carro funeral!". Sem trocadilhos, uma triste morte.

Não ajudou o fato de que a Chrysler enfrentava séria crise financeira no começo do milênio e viu sua parceira Mercedes abandonar o barco nesta época, o que dificultava investimentos da empresa em sua linha de produtos. E com tanta ênfase da mídia sobre ambientalismo e ser verde, além da alta do preço dos combustíves na década passada (infelizmente no Brasil a alta continua mesmo após o resto do mundo ter baixado os combustíveis) é seguro assumir que o PT Cruiser começava a fazer cada vez menos sentido. Em 2008 tivemos a crise mundial, cujo epicentro eram os Estados Unidos da América., principal mercado do carro. A partir da crise, cada gosta de combustível contava e cada centavo na compra do carro também, e como o PT Cruiser não era nem o mais barato, nem o mais econômico, os jovens começaram a buscar alternativas mais baratas e econômicas, como o Ford Fiesta e o Chevrolet Sonic e o PT Cruiser duraria apenas mais 2 anos.

Portanto, o conjunto de fatores acima, mais a reestruturação da empresa Chrysler, agora sob controle da italiana Fiat, são os porquês da morte do modelo, que deverá se tornar valorizada peça de colecionador com o passar dos anos, mas vai demorar. Atualmente, é fácil encontrar PT Cruiser por menos de 1500 dólares.

 

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