O Ford Focus é daqueles carros acertadíssimos. Em diversos comparativos de diversas publicações em todos os países em que é vendido, sempre se dá bem frente aos concorrentes. É um projeto de extrema felicidade por parte da Ford, mesmo com alguns deslizes da matriz americana entre os anos de 2005 e 2011.  
 
Nascido com a importantíssima missão de substituir o segundo Ford mais vendido em todos os tempos, o Escort (pouco mais de 20 milhões de unidades) e para concorrer com sucessos como VW Golf e Opel Astra (Chevrolet no Brasil), o modelo é atualmente parte importante do plano global da Ford chamado “One Ford”. O Focus está em sua terceira geração em quase todo mundo e segue como um projeto de grande destaque na categoria em que esta inserido.  
   
1998/1999 - Julho de 1998. Esse é o mês em que o substituto do fenômeno Escort nasceu, no Salão do Automóvel de Paris, mas apenas na Europa e já como linha 1999. Mas o Escort não morreria logo de início.  

Ford Focus

Ford Focus Hatch Europeu

 
Com linhas que despertavam amor e odio ao mesmo tempo, algo era inegável: Envelheceu todos os concorrentes. Suas formas eram o auge da escola de design da Ford na época, o New Edge, e tinha o contraste de linhas arredondadas com arestas destacadas.  

Focus

Ford Focus Sedã norteamericano

 
O interior não deixava por menos e as linhas do painel de instrumentos eram completamente diferentes de tudo que se tinha visto até então. Além de belo, o painel de destacava pela ergonomia correta e chegou a ser considerado o painel de melhor ergonomia no mundo.  
   
Seu destaque não parava no desenho. A parte mecânica tinha concepção atual para os padrões da época, era muito funcional e incluía algumas boas heranças do Escort (motores Zetec, por exemplo). Mas um destaque não passava sem ser notado e o deixava muito à frente da concorrência: a suspensão traseira independente multibraço (ou multilink). Com isso o carro era mais confortável e estável que qualquer outro em sua classe.  

Ford Focus

Ford Focus Wagon norteamericana

 
A parte estrutural, segundo a marca, era revolucionária, com rigidez torcional duas vezes melhor que no Escort e melhor que qualquer outro carro na categoria.  
   
Surgiu com 4 opções de motores movidos a gasolina: 1.4 16V com 75cv e 12,5kgf.m de torque, 1.6 16V com 100cv e 14,8 kgf.m de torque, 1.8 16v com 115cv e 16,3 kgf.m e 2.0 16v com 130cv e 18,2 kgf.m. Havia ainda o 1.8 turbo diesel de 90 cv e 20,4 kgf.m de torque.  

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Painel Ford Focus

 
Possuía carrocerias hatch (2 e 4 portas), sedã e station wagon e que não deixaram o menor espaço para saudades do bom Escort.  
   
2000 - Na Europa, nada mudava, mas o modelo já era o segundo carro mais vendido do continente, atrás apenas do Golf/Bora/Bora SW, e por pequena diferença. Um sucesso inquestionável.  

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Ford Focus Hatch europeu modelo 2000 de 2 portas

 
   
Eis que o modelo surge nos EUA também para substituir o Escort. Porém, o Escort era o carro de entrada na marca nos EUA, ao contrário da Europa, onde o Fiesta fazia essa função ainda auxiliado pelo subcompacto Ka. Com isso, notava-se que o modelo europeu de Escort e do Focus tinham mais capricho nas suas construções, mas nada que abalaria o sucesso do Focus também nos EUA, pelo contrário: pela primeira vez em uma década, Civic e Corolla viram sua disputa pela liderança na categoria dos compactos ganhar um novo concorrente de peso. Graças a esse sucesso também nos EUA, o Focus desbancou o Corsa, Golf e Corolla e se tornou o modelo mais vendido no mundo.  
   

Nos EUA, surgiu nas mesmas 3 carrocerias européias, mas o hatch só estava disponível com 2 portas. As versões eram ZX3 (somente hatch), SE (sedã e station), LX e ZTS (somente sedã) e os motores eram o europeu Zetec 2.0 16v de 130cv (ZX3, ZTS e opcional no SE) e um 2.0 8v de 110cv e 15,2 kgf.m de torque, herança do Escort (SE e LX). Uma série especial batizada de Sony Limited Edition foi oferecida para o sedã, cujas diferenças para o LX eram o motor 2.0 16v de 130cv, rodas de liga-leve de série e um kit de som premium da Sony.

 
   
2001 - Ainda uma novidade na Europa e nos EUA, o Focus mudava muito pouco por lá, mas sua escalada mundial para substituir o Escort continuava e chegava à américa latina. O carro foi lançado na região no final de 2000, como modelo 2001, e envelhecia a concorrência composta por Volkswagen Golf, Chevrolet Astra, Fiat Brava\Marea, Renault Megane, Peugeot 306, entre outros.  

Ford Focus

Ford Focus ZX3 Hatch norteamericano modelo 2001

 
   
Nos EUA, haviam algumas alterações importantes de serem mencionadas, mas todas se concentravam na parte estrutural. As versões ZTS e ZX3 ganham um sistema de controle de tração chamado AdvanceTrac, algo que também chegou aos demais Focus, mas como opcional. Para todos os modelos, o banco do motorista ganha apoio de braço e todos, exceto os LX, ganham vidros elétricos dianteiros de série. O motor Zetec de 16 válvulas passa a equipar toda linha e há finalmente opção de câmbio manual. Para o ZX3 há outras novidades, como novas rodas de 16 polegadas e teto-solar.  
     
 

Focus

2002
 
     
  Nos EUA, o focus 2002 passou por mudanças mais centradas em posicionamento de mercado. O hatch passa a oferecer a versão ZX5, de 4 portas, a station ganha uma versão que passa a ser a top de linha chamada ZTW e o sedã teve uma perda e e três ganhos: o ABS de série passa a ser opcional na versão ZTS, que perde o estranho material imitando madeira no painel em favor de um desenho sóbrio e mais bonito, também passa a vir de série com um aerofólio e ganha toca CD de painel para 6 discos. A grande novidade, porém, era o Focus SVT: Um hatch de 2 portas e motor 2.0 16V preparado pelo fabricante que tinha 170 cavalos, equipado com rodas de 17 polegadas e, enormes freios a disco nas 4 rodas, câmbio manual de 6 marchas e suspensão preparada.  
     
 

Focus

Focus RS vendido na Europa
 
     
  Na Europa, porém, as mudanças foram mais sutis, mas também aconteceram. Na parte externa, os faróis foram substituídos por um de dupla parábola, a grade passa a ser com desenho de colméia ao invés de aletas, faróis de milha quando disponíveis saem do centro e vão para as extremidades do para-choques dianteiro, que foi redesenhado, e ambos os para-choques ganham pequeno borração integrado. A versão diesel finalmente aposentou o motor endura TDDI pelo the Duratorq TDCI. A Ford lançou a versão ST-170, que era basicamente um SVT americano com alguns itens para agradar ao público europeu. Porém, ambos comeriam poeira para um carro que se tornou um mito posteriormente: O Focus RS tinha potência que variava entre 212 e 230 cavalos e para frear isso, sistema fabricado pela BREMBO cuja desaceleração chegava à incrível marca de 1G. Nesse ano, o Focus também foi eleito o carro mais confiável a venda na Alemanha, algo notável tendo em vista os modelos vendidos por lá, incluindo nobres alemães.  
     
  Por aqui, o Focus GL perdia alguns equipamentos como borrachões e saias laterais externas e o acabamento interno perdia o toque aveludado para um mais rígido e menos confortável. Apenas perdas, exceto a mecânica, que permancia a mesma. O GLX não mudava em nada e o GHIA perdia o acabamento imitando madeira no painel, substituído por um imitando fibra de carbono, de aspecto mais agradável.  



































































































































































































































































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