História - Ford Focus
Ano a ano do modelo médio que devolveu à Ford
o prestígio dos tempos áureos do Escort
Texto: Daniel de Jorge
O Ford Focus é daqueles carros acertadíssimos. Em diversos comparativos de diversas publicações em todos os países em que é vendido, sempre se dá bem frente aos concorrentes. É um projeto de extrema felicidade por parte da Ford, mesmo com alguns deslizes da matriz americana entre os anos de 2005 e 2011. | ||
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Nascido com a importantíssima missão de substituir o segundo Ford mais vendido em todos os tempos, o Escort (pouco mais de 20 milhões de unidades) e para concorrer com sucessos como VW Golf e Opel Astra (Chevrolet no Brasil), o modelo é atualmente parte importante do plano global da Ford chamado “One Ford”. O Focus está em sua terceira geração em quase todo mundo e segue como um projeto de grande destaque na categoria em que esta inserido. | ||
1998/1999 - Julho de 1998. Esse é o mês em que o substituto do fenômeno Escort nasceu, no Salão do Automóvel de Paris, mas apenas na Europa e já como linha 1999. Mas o Escort não morreria logo de início. | ||
Ford Focus Hatch Europeu |
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Com linhas que despertavam amor e odio ao mesmo tempo, algo era inegável: Envelheceu todos os concorrentes. Suas formas eram o auge da escola de design da Ford na época, o New Edge, e tinha o contraste de linhas arredondadas com arestas destacadas. | ||
Ford Focus Sedã norteamericano |
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O interior não deixava por menos e as linhas do painel de instrumentos eram completamente diferentes de tudo que se tinha visto até então. Além de belo, o painel de destacava pela ergonomia correta e chegou a ser considerado o painel de melhor ergonomia no mundo. | ||
Seu destaque não parava no desenho. A parte mecânica tinha concepção atual para os padrões da época, era muito funcional e incluía algumas boas heranças do Escort (motores Zetec, por exemplo). Mas um destaque não passava sem ser notado e o deixava muito à frente da concorrência: a suspensão traseira independente multibraço (ou multilink). Com isso o carro era mais confortável e estável que qualquer outro em sua classe. | ||
Ford Focus Wagon norteamericana |
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A parte estrutural, segundo a marca, era revolucionária, com rigidez torcional duas vezes melhor que no Escort e melhor que qualquer outro carro na categoria. | ||
Surgiu com 4 opções de motores movidos a gasolina: 1.4 16V com 75cv e 12,5kgf.m de torque, 1.6 16V com 100cv e 14,8 kgf.m de torque, 1.8 16v com 115cv e 16,3 kgf.m e 2.0 16v com 130cv e 18,2 kgf.m. Havia ainda o 1.8 turbo diesel de 90 cv e 20,4 kgf.m de torque. | ||
Painel Ford Focus |
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Possuía carrocerias hatch (2 e 4 portas), sedã e station wagon e que não deixaram o menor espaço para saudades do bom Escort. | ||
2000 - Na Europa, nada mudava, mas o modelo já era o segundo carro mais vendido do continente, atrás apenas do Golf/Bora/Bora SW, e por pequena diferença. Um sucesso inquestionável. | ||
Ford Focus Hatch europeu modelo 2000 de 2 portas |
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Eis que o modelo surge nos EUA também para substituir o Escort. Porém, o Escort era o carro de entrada na marca nos EUA, ao contrário da Europa, onde o Fiesta fazia essa função ainda auxiliado pelo subcompacto Ka. Com isso, notava-se que o modelo europeu de Escort e do Focus tinham mais capricho nas suas construções, mas nada que abalaria o sucesso do Focus também nos EUA, pelo contrário: pela primeira vez em uma década, Civic e Corolla viram sua disputa pela liderança na categoria dos compactos ganhar um novo concorrente de peso. Graças a esse sucesso também nos EUA, o Focus desbancou o Corsa, Golf e Corolla e se tornou o modelo mais vendido no mundo. | ||
Nos EUA, surgiu nas mesmas 3 carrocerias européias, mas o hatch só estava disponível com 2 portas. As versões eram ZX3 (somente hatch), SE (sedã e station), LX e ZTS (somente sedã) e os motores eram o europeu Zetec 2.0 16v de 130cv (ZX3, ZTS e opcional no SE) e um 2.0 8v de 110cv e 15,2 kgf.m de torque, herança do Escort (SE e LX). Uma série especial batizada de Sony Limited Edition foi oferecida para o sedã, cujas diferenças para o LX eram o motor 2.0 16v de 130cv, rodas de liga-leve de série e um kit de som premium da Sony. |
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2001 - Ainda uma novidade na Europa e nos EUA, o Focus mudava muito pouco por lá, mas sua escalada mundial para substituir o Escort continuava e chegava à américa latina. O carro foi lançado na região no final de 2000, como modelo 2001, e envelhecia a concorrência composta por Volkswagen Golf, Chevrolet Astra, Fiat Brava\Marea, Renault Megane, Peugeot 306, entre outros. | ||
Ford Focus ZX3 Hatch norteamericano modelo 2001 |
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Nos EUA, haviam algumas alterações importantes de serem mencionadas, mas todas se concentravam na parte estrutural. As versões ZTS e ZX3 ganham um sistema de controle de tração chamado AdvanceTrac, algo que também chegou aos demais Focus, mas como opcional. Para todos os modelos, o banco do motorista ganha apoio de braço e todos, exceto os LX, ganham vidros elétricos dianteiros de série. O motor Zetec de 16 válvulas passa a equipar toda linha e há finalmente opção de câmbio manual. Para o ZX3 há outras novidades, como novas rodas de 16 polegadas e teto-solar. | ||
2002 | ||
Nos EUA, o focus 2002 passou por mudanças mais centradas em posicionamento de mercado. O hatch passa a oferecer a versão ZX5, de 4 portas, a station ganha uma versão que passa a ser a top de linha chamada ZTW e o sedã teve uma perda e e três ganhos: o ABS de série passa a ser opcional na versão ZTS, que perde o estranho material imitando madeira no painel em favor de um desenho sóbrio e mais bonito, também passa a vir de série com um aerofólio e ganha toca CD de painel para 6 discos. A grande novidade, porém, era o Focus SVT: Um hatch de 2 portas e motor 2.0 16V preparado pelo fabricante que tinha 170 cavalos, equipado com rodas de 17 polegadas e, enormes freios a disco nas 4 rodas, câmbio manual de 6 marchas e suspensão preparada. | ||
Focus RS vendido na Europa |
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Na Europa, porém, as mudanças foram mais sutis, mas também aconteceram. Na parte externa, os faróis foram substituídos por um de dupla parábola, a grade passa a ser com desenho de colméia ao invés de aletas, faróis de milha quando disponíveis saem do centro e vão para as extremidades do para-choques dianteiro, que foi redesenhado, e ambos os para-choques ganham pequeno borração integrado. A versão diesel finalmente aposentou o motor endura TDDI pelo the Duratorq TDCI. A Ford lançou a versão ST-170, que era basicamente um SVT americano com alguns itens para agradar ao público europeu. Porém, ambos comeriam poeira para um carro que se tornou um mito posteriormente: O Focus RS tinha potência que variava entre 212 e 230 cavalos e para frear isso, sistema fabricado pela BREMBO cuja desaceleração chegava à incrível marca de 1G. Nesse ano, o Focus também foi eleito o carro mais confiável a venda na Alemanha, algo notável tendo em vista os modelos vendidos por lá, incluindo nobres alemães. | ||
Por aqui, o Focus GL perdia alguns equipamentos como borrachões e saias laterais externas e o acabamento interno perdia o toque aveludado para um mais rígido e menos confortável. Apenas perdas, exceto a mecânica, que permancia a mesma. O GLX não mudava em nada e o GHIA perdia o acabamento imitando madeira no painel, substituído por um imitando fibra de carbono, de aspecto mais agradável. |
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