www.autonaweb.com.br
 
 


  • 02 a 08
O que aconteceu na semana que realmente interessa
Por Francisco Otávio

Ford Sync 3
Ford Sync 3 estará em toda linha 2017 e conversará com iOS e Android

Esta semana, a Ford anunciou que sua linha 2017 de "infotainimento" será renovada. No lugar da Sync 2 entra a Sync 3, feita sobre plataforma open source e que "conversará" tanto com Android quanto com iOS. A marca também confirma intenção de licenciar seu sistema a outros fabricantes interessados. Com isso, fica cada vez mais confirmada uma tendência que o AutoNaWeb divulga há tempos: O futuro do "infortainimento" dos carros será o espelhamento do sistema favorito do usuário, e não imposição do fabricante pelo sistema da Apple ou do Google.


Mauricio Macri
Presidente da Argentina troca Audis top de linha por carros nacionais

Recém eleito presidente da Argentina, Maurício Macri segue cumprindo promessas de sua campanha. Após anunciar medidas de estímulo da produção e venda local de veículos ao fazer uma reforma tributária no setor e reduzindo impostos (leia mais no semanário de dezembro), agora ele parte para o corte de gastos do governo ao devolver modelos luxuosos da Audi, utilizados pela presidente Cristina Kirchner, por modelos mais baratos e produzidos na Argentina. Os luxuosos Audis utilizados pela socialista, oferecidos em comodato, eram a versão limusine do top de linha A8, modelo com 5,27 metros de cumprimento, motor 4.2 V8 de 372cv que, com a gasolina argentina (melhor que a nossa) e em modo econômico, faz cerca de 5 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada. Para seu lugar, o modelo mais cotado é o Peugeot 408 THP, de manutenção muito mais em conta e consumo 90% melhor, mas muito menos luxo. Outros modelos da Audi do gabinete presidencial tomarão o mesmo rumo, num movimento simbólico para mostrar ao povo que, para recuperar o destroçado país, o novo presidente também economizará nos "detalhes".


Ford Sync3
Toyota se une à Ford e desvia da briga entre Apple e Google pelo painel do seu carro

De um lado usuários do Android, defendendo a flexibilidade e relação custo X eficiência de seus dispositivos. De outro, usuários Apple, defendendo atualização rápida e excelente suporte pós venda dos seus aparelhos. E no que depender da Ford, essa briga não chegará ao painel do seu carro. Com o lançamento de seu sistema de "infoteinimento" (em breve sem aspas) SYNC3, o qual demos o devido destaque neste exato semanário, o fabricante deixa claro que vai deixar nas mãos do usuário qual sistema escolher, numa decisão extremamente sensata e democrática a nosso ver. Há um certo tempo, a Ford decidiu se separar da Microsoft no desenvolvimento do sistema sync, lançou uma plataforma de código aberto e muitos desenvolvedores embarcaram com o fabricante. Com supervisão calculada sobre o que era feito com esse código, a Ford conseguiu unir o útil ao agradável, apresentando ao mercado um sistema estável, flexível e democrático, que fará a primeira aparição em seus carros a partir da linha 2017. Esse sistema de "infotainimento" de código aberto pode espelhar funções do seu smartphone ou tablet independente da plataforma escolhida. A Ford é líder de venda nos EUA e a Toyota vem em terceiro por lá, posições invertidas quando o tema é mercado global, e a união de dois dos maiores gigantes da indústria automotiva mundial pode significar que em breve teremos uma tendência. "Nós não queremos acabar com o modelo de negócios dos dispositivos móveis. Apenas queremos ter certeza de que o consumidor não estará inclinado por um modelo de carro ou outro apenas baseado no sistema que este carro é capaz de compreender. A compra de um carro de 40 mil dólares não pode ficar condicionada a um aparelho de 400 ou 500 dólares que pode ser descartado por outro modelo com sistema diferente a qualquer momento" afirmou o CEO da Ford, Mark Fields. Além da confirmação da Toyota, a Ford afirma que Mazda, grupo PSA, Subaru e Honda estão em fase final de aprovação para embarcar o sistema de "infotainimento" democrático da Ford também em seus veículos.


Conceito da semana: Porsche 913 Porsche 913


 

Para acessar as próximas sessões deste semanário, basta clicar na opção desejada no menu do topo da tela. Para voltar ao começo do site, clique no logo do site acima.

 
 
 


  • 09 a 15
O que aconteceu na semana que realmente interessa
Por Francisco Otávio

Civic 2017
Especial Salão de Detroit: Honda Civic é o carro do ano nos EUA

O reinado do Corolla como líder no segmento do sedão médios no Brasil pode estar com os dias contados: O Honda Civic acaba de faturar o título de carro do ano nos EUA. Se isso não é tudo, as publicações estrangeiras não se cansam de elogiar o veículo, que parece ser uma quebra de paradigma na categoria, lembrando que na terra do tio Sam, Corolla e Civic competem na categoria de compactos junto a Focus, Cruze, Sentra, Jetta, Mazda 3, Subaru Impreza e Mitsubishi Lancer, entre outros. Só para efeito de comparação, veículos como Fiesta, Sonic e Fit são considerados sub-compactos e modelos como Ônix, HB20, Gol e Ka sequer são vendidos por lá por falta de mercado para modelos tão simples.


Ford Fusion
Fusion 2017 aparece em Detroit com retoques pontuais por fora e muitas mudanças em outras partes

O desenho do Ford Fusion de 2ª geração é de rara felicidade, fazendo-o parecer não envelhecer, mas envelhece mesmo assim. Pensando nisso, a Ford mostra no salão de Detroit alterações apenas pontuais no visual acertado do modelo, tornando-o ainda mais atraente, mas mais profundas em diversas características mecânicas, acabamento e acessórios. Entre essas mudanças, destacam-se o novo câmbio, com software mais inteligente e seletor de marchas giratório, como nos modelos da Jaguar e Land Rover, e nova central multimídia com software Ford Sync3, o qual já mencionamos em semanas anteriores e que representa um passo gigante à frente do MyFord Touch oferecido até agora. Mas para gearheads como nós do Autonaweb,a melhor notícia está sob o capô: o modelo ganha uma opção esportiva com motor 2.7 v6 turbo de 325 cv, com aceleração prometida para a casa dos 5s de 0 a 60 MPH (96 km/h). Outras novidades do modelo: nova versão acima da Titanium, batizada de Platinum e versões híbrida e elétrica com novos softwares de gerenciamento e sistemas mais avançados de armazenamento de energia, o que significa mais km rodados por litro - ou volts.


Conceito da semana: Bugatti Aerolithe Bugatti


 

Para acessar as próximas sessões deste semanário, basta clicar na opção desejada no menu do topo da tela. Para voltar ao começo do site, clique no logo do site acima.

 
 
 


  • 16 a 22
O que aconteceu na semana que realmente interessa
Por Francisco Otávio

Civic 2017
VW do Brasil divulga preços do Golf nacionalizado

A Volkswagen divulgou os preços do Golf nacional que passou a ser feito em São José dos Pinhais (PR), e os fãs do Golf não irão gostar que a imensa simplificação tenha gerado baixa de preços tão insignificante., Agora, a tabela parte de de R$ 74.950 quando equipado com o motor 1.6 flexível de até 120 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Com o câmbio automático tiptronic de seis marchas (não DSG), ele passa a R$ 79.990. Esse motor, o mesmo do Fox e do Gol Rallye, está disponível apenas na versão de entrada Comfortline e substitui com grande perda o 1.4 turbo oferecido anteriormente na versão de entrada. Já para a versão intermediária, a Highline, foi mantido o motor 1.4 turbo, mas agora com tecnologia bicombustível o que elevou a potência dos 140 cv para 150 cv. Com o câmbio manual a tabela inicia em R$ 91.290 e com o automático vai a R$ 96.690.
Na variante esportiva top de linha GTI, foi mantido o motor 2.0 turbo de 220 cv e o câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas. Para ele, o valor é de R$ 117.690.
Além do novo e simplificado motor e da substituição da avançada transmissão automatizada DSG nas versões mais básicas pela tiptronic, o Golf perdeu a suspensão traseira independente do tipo multilink para a convencional e mais em conta com eixo de torção.


Conceito da semana: Elibriea Elibriea


 

Para acessar as próximas sessões deste semanário, basta clicar na opção desejada no menu do topo da tela. Para voltar ao começo do site, clique no logo do site acima.

 
 
 


  • 23 a 29
O que aconteceu na semana que realmente interessa
Por Francisco Otávio

Powershift
Ford fará "recall" do câmbio Powershift

Apesar da lei brasileira obrigar convocações de recall apenas quando há falhas que compromentam a segurança, a Ford resolveu reconhecer o problrema e agir para tentar dimunuir as reclamações sobre os problemas com o câmbio Powershift.
O câmbio Powershift, automatizado de duas embreagens, equipa versões dos modelos Fiesta, EcoSport e Focus. De acordo com o comunicado do Procon-SP, ruídos e superaquecimento são problemas recorrentes relatados por consumidores. Os clientes informaram também que essas falhas levam à troca prematura do kit de embreagem.
Ainda conforme o Procon-SP, a investigação foi iniciada após relatos de leitores sobre defeitos no Powershift em redes sociais, na própria fundação e em reportagens da imprensa.
A Ford irá também estender a garantia dos veículos que apresentaram problemas de três para cinco anos - ou 160 mil quilômetros. Essa notificação foi feita pela montadora ao Procon-SP em 18 de dezembro de 2015. A montadora informou ainda que essa extensão será aplicada a exemplares com câmbio Powershift de Fiesta e EcoSport 2013 e do Focus 2014.


Recall renault
Renault convoca "recall" em Sandero e Logan

Um problema na direção levou a Renault a anunciar um recall envolvendo 3.120 unidades dos modelos Logan e Sandero, fabricados entre 4 de novembro de 2015 a 4 de dezembro de 2015. De acordo com o fabricante, a caixa de direção dos populares precisa ser verificada e, se necessário, será feita a substituição do componente que faz a ligação entre a caixa de direção e o cubo de roda. O defeito acarreta na perda da dirigibilidade e, consequentemente, acidente, por isso a convocação em caráter obrigatório. A verificação e o reparo, de até 2h30 de duração, serão feitos gratuitamente nas concessionárias da marca. O serviço pode ser agendado pelo telefone 0800-0555615 ou pelo site www.renault.com.br.

Confira os chassis envolvidos:

Sandero/Stepway: de GJ129961 a GJ235739 Logan: de GJ149048 a GJ235231 Sandero R.S.: de GJ192635 a GJ227791


Conceito da semana: McLaren P1 GTR McLaren P1


 

Para acessar as próximas sessões deste semanário, basta clicar na opção desejada no menu do topo da tela. Para voltar ao começo do site, clique no logo do site acima.

 

AutoNaWeb 2007 / 2016 - por TrendLabs Tecnologia