Auto na Web Testes a Avaliações Histórias Sobre
× Atenção! Este site usa cookies para garantir a você uma melhor experiência durante a navegação. Ao fechar este banner ou rolar a página, você automaticamente concorda com o uso de cookies e com a nossa política de privacidade (clique aqui para saber mais).

Dossiê: Chrysler PT Cruiser

Por quê saiu de linha sem deixar herdeiros?

novembro / 2015

ptcruiser

PT Cruiser GT Convertible 2003. Versão de muito sucesso foi oferecida entre 2003 e 2008 (divulgação).

Filas de espera. Assim começou em 1999 a vida deste modelo de muito sucesso, com cerca de 1.500.000 unidades vendidas em cerca de 10 anos. Muitos acreditavam ser o "Mustang" da Chrysler pelo sucesso que causou logo no lançamento, mas no fim das contas, o PT Cruiser foi um carro teve uma reputação polarizada: as pessoas amavam ou odiavam suas linhas. O último PT Cruiser saiu da linha de produção no dia 09/07/2010 sem deixar herdeiros e vamos entender as razões para isso.

PT CRUISER

PT Cruiser Base Convertible 2008. Versão foi oferecida entre 2005 e 2008 (divulgação).

É inegável que seu estilo impressionava , positiva ou negativamente. Muitos que o viam - não apenas os entusiastas de carros - em qualquer lugar do mundo paravam por alguns instantes para refletir se admiravam ou não suas linhas. Haja personalidade! E o número de pessoas que optavam por não admirar o carro crescia ano após ano e aqui está uma das respostas à pergunta do inicio da matéria.

Pt Cruiser

Vendas em queda livre foi uma das causas do fim desse emblemático modelo. Foto: versão Base 2009, que foi vendida em 2009 e 2010 (Wikipedia).

Belo ou não, o PT Cruiser, carro de estilo retrô inspirado nos lançamentos dos anos 1930, parecia não envelhecer, de tão bom o trabalho feito em suas linhas. E mesmo com isso, suas vendas caíam ano após ano. Se em 2001 mais de 140.000 pessoas puseram as mãos nos seus PT Cruisers, em 2008, o número 50.000 era um sinal amarelo para a empresa, principalmente num mercado como o dos EUA, que vendia na época cerca de 10.000.000 de veículos por ano. Aí surgiu uma constatação de outra razão para o fim do modelo: o público jovem, que foi perdendo interesse no carro com o passar dos anos.

PT Cruiser

PT Cruiser, do sucesso ao esquecimento em apenas 10 anos. Foto: versão Limited 2005, que foi vendida entre 2000 e 2005 (divulgação).

A intenção da Chrysler sempre foi de fazer um grande barulho com o PT Cruiser e havia um bom zumbido mesmo certo tempo após o lançamento. Mas o automóvel que deveria despertar a paixão dos jovens não mudou, ao passo que a juventude foi amadurecendo; os pós-adolescentes e jovens adultos de 2000/2001 ficaram mais velhos. Boa parte foi praticamente obrigada a trocar seu PT Cruiser por um modelo que atendesse às novas expectativas e novas exigências. E os mais jovens que vieram em seguida não ficaram tão simpáticos ao carro. A Chrysler não mudava o modelo e isso atrapalhava. Nem as várias versões, todas apresentadas nas imagens desta matéria, ou mesmo séries especiais, como a relativamente luxuosa Platinum, amenizaram o problema.

PT Cruiser

Versão Classic 2010, que foi lançada em 2009 e é a última do carro (divulgação).

Quando ele apareceu pela primeira vez em 1999 já como modelo 2000, era um carro desejado. Logo em seu segundo ano de vendas cheias, 2001, atingiu o pico de 140.000 unidades vendidas, acima até das expectativas da Chrysler. Celebridades começaram a curtir o carro e a espalhar que tanto eles quanto os jovens (inclusive eles quando jovens) queriam um PT Cruiser por sua aparência legal e retrô. Tudo parecia ajudar.

pt cruiser

PT Cruiser Touring 2003. Versão foi vendida entre 2000 e 2007 (Wikipedia).

Curiosamente, a Chrysler lançou o veículo durante o boom dos Crossovers e SUVs nos EUA e as regras do governo americano para classificação de seus carros, às vezes confusa, o definia como um utilitário de pequeno porte. Mas em 2005, segundo reportagem da "Automotive News", a Chrysler percebeu aue errou ao divulgar o carro como tal e tentou forjar ao PT Cruiser a imagem de carro compacto, de maior apelo com os consumidores mais jovens, uma confissão de que havia falhado na divulgação do carro e, consequentemente, deixado subir a média de idade de seu público.

Pt Cruiser

PT Cruiser Touring Signature Series 2005. Essa série especial foi vendida entre 2005 a 2008 (Wikipedia).

Não ajudou o fato da Chrysler estar enfrentando uma séria crise financeira no começo do milênio e ainda se separar da sua parceira Mercedes nesta época, o que dificultava investimentos da empresa em sua linha de produtos. Na crise mundial de 2008, cujo epicentro foi nos EUA, boa parte dos consumidores passaram a procurar carros bem econômicos, como o Ford Fiesta ou Chevrolet Sonic. Ou seja, o PT Cruiser não era nem o mais barato, nem o mais econômico, nem Crossover e eis mais um motivo que fazia o modelo fazer ainda menos sentido no mercado.

pt cruiser

PT Street Cruiser Sunset Boulevard Edition \ Street Cruiser Route 66 Edition, séries especiais vendidas de 2005 a 2009. Na foto, um PT Cruiser Route 66 Edition de 2006 (Wikipedia).

Portanto, o conjunto de fatores acima, mais a reestruturação da empresa Chrysler, agora sob controle da italiana Fiat, são os principais motivos da morte deste emblemático modelo, que deverá se tornar valorizada peça de colecionador com o passar dos anos, mas vai demorar. Atualmente, é fácil encontrar PT Cruiser por menos de 3000 dólares, mas as séries especiais já estão mais valorizadas. Garanta o seu, é um bom investimento a longo prazo.

PT CRUISER

PT Cruiser GT 2005. Versão foi vendida entre 2003 a 2005 (divulgação).

PT cruiser

PT Cruiser Walter P. Edition em seu único ano-modelo 2006 (divulgação).

PT Cruiser

PT Cruiser Limited Platinum Series 2004. Versão foi vendida nos anos de 2004 e 2005 (Wikipedia).

PT CRUISER

PT Cruiser Dream Series 2009. Versão foi vendida entre 2002 e 2004 e apareceu novamente em 2009 (divulgação).

Leia também